Blog

Debates sobre acústica são comuns quando se fala em projetos de  teatros, discotecas, e cinemas, porém eles ficam de lado quando se trata de restaurantes, escritórios, casas e outros.

A acústica de um ambiente depende de dois fatores: a qualidade do som produzido nele, e a quantidade de som que entra e sai dele através das paredes.

A qualidade é determinada pela capacidade de absorção dos sons. Isso acontece porque quando os sons batem nas superfícies e é rebatido ele volta para o ambiente e continua sendo jogada de “lá para cá” causando reverberação, que é basicamente o eco, portanto é importante absorver parte deste som para maior conforto acústico nos ambientes.

Já em relação aos que vem de fora, é interessante ter um bom isolamento acústico, inclusive para não deixar vazar sons de um ambiente para o outro.

Portas e Janelas vedadas

Uma boa solução são as vedações em portas e janelas do lar. Trocar as janelas por caixilhos acústicos ou optar por vidros que tenham estrutura dupla ou tripla é uma excelente solução para evitar as frestas na instalação destes componentes do lar.

Tapete Felpudo

Objetos com material macio e grande quantidade de panos ajudam a absorver parte do eco, por isso uma dica para ajudar a decorar seu lar e diminuir a propagação do som é optar pela decoração de tapetes felpudos.

Estofado

Ótimos para a decoração os estofados também podem absorver o som no ambiente. Embora muitas pessoas não saibam, a utilização de peças estofadas espalhadas melhora o conforto acústico do local.

Cortinas

Outra dica interessante é a utilização de cortinas grossas no ambiente. Quanto mais grosso o tecido, menor será a possibilidade de o som invadir ou sair do cômodo. As chamadas cortinas blackout são um ótimo exemplo para a decoração voltada à diminuição de barulhos.

Jardim Vertical

Por último, a dica é usar e abusar das decorações nas paredes, como as plantas verticais. Com elas os impactos no ambiente diminuem bastante, deixando o espaço mais confortável e relaxante, além de manter o local sempre em temperatura fresca. Caso não tenha a possibilidade de utilizar as plantas, os quadros com molduras de madeira farão perfeitamente esta função de deixar o ambiente com menos ruídos.

 

Gostou das dicas? Compartilhe 😉

 

 

Comentários